quinta-feira, 14 de abril de 2011

PÁSCOA ACOLHEDORA



Por Fernanda Sabatinelli (Assistente Social)

Nesta época, onde aproxima-se a data cristã da PÁSCOA e o seu significado de ESPERANÇA e  RENOVAÇÃO DE VALORES é amplamente discutido, registramos o papel das famílias acolhedoras no processo de RECOMEÇO das crianças e adolescentes acolhidos em seus lares.

Ser Família Acolhedora significa fazer parte de um processo de MUDANÇA: de valores, de vida, de perspectiva de futuro, pois esta, juntamente com  os técnicos do Programa e outros parceiros, colabora para a superação das dificuldades da Família de Origem e para o desenvolvimento social, intelectual e afetivo dessa criança ou adolescente.

A decisão de uma família em se tornar acolhedora, necessita do desejo e da aceitação de todos os seus membros, pois cada um tem seu papel e sua responsabilidade nos cuidados e assistência para com o acolhido. Torna-se agente de um processo de alteração na história de vida de outras pessoas, permitindo a RECONTRUÇÃO dos vínculos entre os membros de um família, que momentaneamente está FRAGILIZADA.

Tornar-se uma Família Acolhedora é: ser solidário, é ter a satisfação em acolher um ser humano em desenvolvimento, durante o período em que ele se encontra vivenciando uma situação de extremo risco, é amar e dedicar-se com a certeza de que irá colaborar com os outros, é ter o DESEJO de fazer os outros felizes.

FELIZ PÁSCOA  a todas as famílias acolhedoras que trazem a esperança desde recomeço e permitem fazer parte desta história !

Nenhum comentário:

Postar um comentário