segunda-feira, 28 de junho de 2010

Enquanto eu tecia panos, bordava sonhos


Por Natália Costa Ramos
ex-adolescente atendida pela Casa da Menina Artesã


Conheci a Casa da Menina Artesã e me encantei com os trabalhos manuais que são por feitos lá. Esperei completar 15 anos para poder me inscrever. Em 2006 fui selecionada para fazer parte do programa.  A Casa entrou na minha vida em um momento importante, pois tinha acabado de entrar no Ensino Médio, onde as experiências, os amigos, o ensino e os professores são diferentes.


Foi na Menina Artesã que aprendi a ser pontual, a ter mais responsabilidade e disciplina, a me dedicar mais aos estudos, para que pudesse ter uma boa profissão futuramente.


Foi lá também que fiz amizades verdadeiras, comecei a trabalhar em equipe, pude participar de palestras sobre o mercado de trabalho e comecei a ser valorizada pelo trabalho manual que fazia.


Em julho de 2008  eu era uma das meninas participantes da Oficina de Artesanato mantida pela Casa e tive que fazer uma escolha muito difícil para mim. Passei em uma prova seletiva para fazer um cursinho pré-vestibular que me garantiu uma bolsa de estudos. A bolsa permitia que meus pais, mesmo com dificuldades, pudessem pagar as mensalidades exigidas.


Confesso que tive medo. Eu teria que sair da Casa, lugar que eu adorava estar, e me lançar em um universo totalmente novo para mim. Neste momento, a equipe da Menina Artesã fez toda a diferença, me dando a força e apoio que eu precisava para dar mais este passo na minha trajetória.


No ano seguinte fui aprovada no vestibular da UFJF. Hoje estou fazendo o curso de Ciências Biológicas, pretendo me formar e ser uma pesquisadora reconhecida profissionalmente.


Sou muito grata a Casa da Menina Artesã e a todos que lá me acolheram de braços abertos, que me deram muito carinho, atenção e que sempre me incentivaram a aproveitar as oportunidades e a não desistir dos meus sonhos.


Essa Casa vai estar sempre no meu coração, porque ela foi para mim, uma ótima experiência de vida e um grande apoio na minha formação estudantil.


Parabéns Menina Artesã pelos seus 10 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário