terça-feira, 15 de janeiro de 2013

2013, Ano Novo, CIPA nova!




Luciana Krempser – Psicóloga - CRAS LESTE

Com prevenção é que se faz com segurança no trabalho eu vou ficar na paz.
Com prevenção é que se faz um acidente infelizmente não volta atrás.
Com prevenção é que se faz acidente no trabalho nunca mais.
Capacete na cabeça, não esqueça da luva, segurança no trabalho é assim que se faz.”
MV BILL


    A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com suporte legal no artigo 163 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e na NR5 (norma regulamentadora n˚5), tem como objetivo observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho. Solicitando, com isso, medidas para reduzir e/ou eliminá-las. Sua missão, então, é preservação da saúde física e psíquica dos trabalhadores.

    Mas, abrindo um importante parênteses aqui, prevenção e promoção para uma melhor qualidade de vida é responsabilidade de todos. Pode fechar parênteses.
     E por falar em qualidade de vida, a CIPA da AMAC, este ano, iniciou seu trabalho com uma aliada muito forte: a equipe do Programa Qualidade de Vida. Unindo e trocando ideias, dedicação em busca dos mesmos objetivos: prevenção, saúde, segurança e qualidade.
     E, entre votados e indicados, de diferentes setores e opiniões, são unânimes em suas metas ao optarem por compor a CIPA: Promover melhores condições de trabalho para os funcionários e consequentemente para a empresa em que trabalham.
      Feito escoteiros “sempre alertas” e pensando “o melhor possível” a primeira reunião da CIPA foi para aprendermos a ser bons cipeiros. Rodrigo Duarte (ex-cipeiro), com sua experiência e clareza, enriqueceu a reunião do início ao fim. Patrícia (presidente) conduziu a reunião com elegância, ética, educação e disciplina. Silvânia, com sua doçura, eleita secretária, nem piscava, e com responsabilidade costurava a ata da reunião.
Seguindo a tradição, o funcionário mais votado foi eleito vice-presidente. O, então, querido “Feijão”. Aloísio, Antônia, Ana Paula, Edna, Sidinízio e Sebastião. Cada componente, com seu jeitinho especial, contribuiu para que a reunião fosse produtiva. Flávio, com coerente urgência para resolver os problemas, estava lá. Dudu com sua tranquilidade, bom humor e compromisso também não podia faltar.
Em nome da CIPA desejo a todos um ano novo com muita saúde, paz e SEGURANÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário