terça-feira, 14 de agosto de 2012

Capoeira é pra homem, menino e mulher

"E maior é Deus,
E maior é Deus o pequeno sou eu
O que eu tenho foi Deus quem me deu
O que eu tenho foi Deus quem me deu
Na roda de Capoeira
Grande Pequeno sou eu"


 Colaboração Silvânia Santos Assistente Administrativo / Assessoria de Comunicação da AMAC


Reza a lenda entre os capoeiras que esse ser é manhoso,  malandro no gingado, cheio de cantos e encantos que tem o dom de cantar, saltar, encantar, lutar e tocar instrumento como ninguém mais.

A realidade da capoeira no curumim é que a magia pedagógica reina nas rodas, todo menino e menina se encanta com a capoeira das unidades socieducativa da AMAC virando  e revirando na cantoria e nos movimentos dos educadores. Todo educando aprende que o respeito vale na roda de capoeira e na vida.

O evento na praça da Estação, promovida pelo Socioeducativo, no dia 10 de agosto de 2012, mostrou que a capoeira encanta e vence preconceitos servindo de meio para que a prática da atividade física se una ao resgate cultural nacional muito importante dentro da atualidade. A educadora Franscisléia Rezende, do Curumim São Benenito, ressalta que os resultados compensam todas as dificuldades iniciais que sempre acometem a quem se propõe a trabalhar em programas sociais.

As mãos versatéis no atabaque de Jéssica Iara, de 13 anos, aluna do Curumim da Vila Olavo Costa,  mostram o que o papel não descreve, ladeada pelos professores Marcelo, Maninho e  Miriam:


Jéssica Iara no atabaque

A técnica em educação física Marise Franco e o educador social Oseas de Almeida  organizavam exemplificavam as atrações da tarde. Presentes e colocando a equipe para brilhar ainda estavam o coordenador do Curumim de Benfica Alexandre Almeida, a pedagoga Fabiana Reis, a equipe técnica de Educação Física e lógicamente os educadores de capoeira Marcelo Voador, Mestre Maninho,  Miriam Lopes e Franscisléia Rezende.

Daí por diante foram atabaques, berimbaus, pandeiros, bençãos, armadas, aús, martelos, queixadas, esquivas, samba no pé e muito mais.

 O curumim São Benedito e o maculelê:

"Minha mãe é brasileira
O meu pai é brasileiro
E o que é que eu sou
Eu sou é brasileiro..."


 O curumim de São Pedro e o Samba de Roda:


"Pisa na linha levanta o boi
Levanta meu boi do chão
Pisa na linha levanta o boi
Levanta, levanta
Pisa na linha levanta o boi
Quem tem roupa vai pra missa
Pisa na linha levanta o boi
Quem não tem, faz como eu"

sambando na roda




O curumim de Benfica e o Show de Movimentos:



 O crumim da Vila Olavo Costa trouxe a Puxada de Rede:


"Minha jangada vai sair pro mar
Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser quando voltar do mar
Um peixe bom, eu vou trazer
Meus companheiros tambem vao voltar
E a Deus do ceu vamos agradecer..."




 A roda de capoeira contou ainda com a presença de coordenadoras socioeducativas, alunos e educadores da Casa do Pequeno Artista e a coordenadora executiva do Socioeducativo da AMAC, Lúcia Cristina de Oliveira.


Lúcia Cristina de Oliveira








"Capoeira não sai da minha cabeça
Capoeira não sai do coração
Capoeira quem joga é mandingueiro
Capoeira é jogo de irmão

Capoeira
é beleza
Capoeira
é tradição
Capoeira
tem fundamento
Capoeira
é vibração

Capoeira nasceu foi nos quilombos
e no sofrimento da senzala
O nego cantava a ladainha
enquanto o cana cortada

Capoeira
é beleza
Capoeira
é tradição
Capoeira
tem fundamento
Capoeira
é vibração

Na roda de capoeira
pode se matar ou morrer
Mas também se joga limpo
que é bonito de se ver

Capoeira
é beleza
Capoeira
é tradição
Capoeira
tem fundamento
Capoeira
é vibração

Para ser bom capoeira
não basta ter aptidão
Tem que se jogar com a alma
e cantar com o coração

Capoeira
é beleza
Capoeira
é tradição
Capoeira
tem fundamento
Capoeira
é vibração ."



Nenhum comentário:

Postar um comentário