sábado, 17 de dezembro de 2011

Coalisão Nacional, um movimento que nasce ONGs querem discutir ética no setor

Da esquerda para direita: Marcio Zeppelini, Marcelo Estraviz e  Augusto Franco

Por Mario Antonio Marco Silva - Captação de Recursos da AMAC na ONG Brasil 2011

O que pensam as ONGs brasileiras sérias? Qual a postura a ser adotada em relação às entidades um tanto afastadas do rumo ético? Como destacar as milhares de ONGS comprometidas e íntegras em detrimento de um pequeno grupo de ONGs duvidosas?  Essas, dentre outras tantas questões, foram discutidas no encontro da manhã do dia 16 de dezembro aqui na feira ONG BRASIL 2011.

A mesa foi composta por três nomes respeitados no meio social: Marcelo Estraviz, Augusto de Franco e Márcio Zeppelini. A temática do encontro foi a de ouvir sugestões e encaminhamentos dos presentes visando adotar futuras ações que mostrem à sociedade brasileira o quanto é sério e comprometido o trabalho das organizações não governamentais, independentemente de alguns episódios desonestos ocorridos recentemente.

Malu Machado e Oswaldo Andrade com
Augusto de Franco, um dos fundadores do Comitê pela Ciadania 


Trata-se, na verdade, de um marco histórico no que tange ao posicionamento das ONGs em relação às interferências não desejadas e desvios de conduta. A AMAC, através de seus representantes, posicionou-se, opinando e  encaminhando sugestões.

O debate apenas começou. Nos meses vindouros será formatado um documento que definirá as ações decorrentes deste encontro. É o início de uma grande movimento. O mais importante ficou resgistrado: a ética, acima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário