sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Trabalho Comunitário e o Impacto do trabalho Social com Famílias

Entrada Center Norte - São Paulo ONG Brasil 2011

Por Oswaldo Luiz Felippe de Andrade - Chefe do Departamento
de Proteção Especial da AMAC na ONG Brasil 2011

Na ONG Brasil 2011, tive a oportunidade de participar de um mini-curso coordenado pela profª Maria de Jesus Iannarelli, assistente social da ONG Diálogo Social. Fez uma abordagem muito interessante sobre a necessidade da interdisciplinaridade na visão sistêmica para que possamos nos colocar no lugar do outro.

A palestra contribuiu com abordagens interessantes sobre a evolução histórica do trabalho social no Brasil, uma nova perspectiva conceitual do que seja comunidade e uma reflexão sobre a resiliência familiar. Aliás, resiliência é a capacidade que o ser humano tem de se adaptar às dificuldades, sem perder a sua essência.


Saio da palestra com a certeza de que precisamos reforçar cada vez mais a interdisciplinaridade, ou seja, as formas distintas de articular as disciplinas e envolver as  diversas representações comunitárias e familiares. É necessário estarmos atentos aos grupos sociais alternativos, ao mapa de talentos e recursos de uma comunidade, bem como aos novos grupos familiares constituídos.


As reflexões são muitas e teremos a oportunidade de compartilhar com nossos colegas de trabalho as experiências aqui  vividas.


Ao final, tenho a grata supresa em constatar o potencial intelectual dos profissionais que compõem a AMAC. A profª Maria de Jesus disse conhecer uma assistente social de Juiz de Fora que, segundo ela, tem um excelente trabalho sobre a questão que envolve a pessoa idosa. O nome da assistente social citada pela palestrante é Maria José Sinhoroto, alguém conhece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário