sábado, 17 de dezembro de 2011

Um palhaço como protagonista



Por Malu Machado – Assessora da AMAC na ONG Brasil 2011

Existem pessoas que nos inspiram, outras que nos expiram. Esta foi a frase que ouvi de Felipe Mello na palestra Protagonismo Social. Formado em marketing, Felipe é uma daquelas pessoas que largou um emprego tradicional para se meter com estas coisas de cidadania.

Felipe é palhaço.  Mas escondeu isso em seu currículo de apresentação do curso. "Afinal, quem iria querer fazer um curso com um palhaço?", brinca.


A frente da ONG Canto Cidadão, de São Paulo, Felipe trabalha levando a arte do palhaço para dentro de hospitais. A diferença é que leva riso para adultos e idosos internados. A ONG atua com voluntários e recebe cerca de 300 e-mails de pessoas querendo doar seu tempo livre para a causa do riso. É claro que eles não têm como aproveitar todo este capital humano. Mas aqueles que são chamados para participar da proposta passam antes por uma capacitação rigorosa de 120 horas.


Na capacitação, o pessoal da ONG trabalha conceitos do protagonismo social, como Ethos – ética, Areté – o melhor que o indivíduo pode ser a partir do que ele é, e Pathos – Paixão pelo que se faz.


Pois não é que este palhaço é também filósofo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário