terça-feira, 8 de maio de 2012

Treinamento para os cuidadores de pessoas!

Primeiros socorros! Uma ação de amor ao próximo!
                                                                               
Sangento Amilton Reis



                                                                                                           Colaboração Silvânia Santos
Assistente Administrativo / Assessoria de Comunicação da AMAC


A AMAC  e o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora se uniram para mais uma batalha de prevenção e apoio ao cidadão. Através do setor de segurança no trabalho da AMAC, uma palestra foi ministrada no início do mês de maio, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, pelo bombeiro, enfermeiro e professor Sargento Amilton Reis, ressaltando a prevenção como a principal ação para evitar gravidades em  circunstâncias acidentais corriqueiras.


Sargento Amilton deixou claro aos 68 ouvintes atentos que "nós, cidadão, somos elos importantes na corrente de salvamento". Segundo ele, são quatro elos importantes nos primeiros socorros. O primeiro elo é o cidadão que aciona a emergência, o segundo é a aplicabilidade de reanimação cardiorespiratória, em seguida vem a desfribilação e o atendimento hospitalar.  O que o Sargento Amilton ressaltou é que se soubermos o que fazer quando alguém sofre uma parada cardiorespiratória, por exemplo, aumentamos o indíce de sobrevivência da pessoa e diminuimos o índice de sequelas do fato. A pedagoga do Agente do Amanhã, Haline Silva Oliveira anotava cada procedimento informado para ser repassado aos outros funcionários da unidade.

Platéia atenta

O Sargento explicava e prontamente demostrava formas de auxiliar o retorno respiratório das vitimas até a chegada do socorro (193) ao local. "A compressão deve ser feita no centro do peito, com o calcanhar das mão, utilizando-se de uma pressão de 5 cm por 100 vezes ininterruptas e repetitivas até a chegada do atendimento médico", afirma o especialista.

Com Gilmar de Paula, da Creche de Benfica 
 demostração de engasgo

Quanto a séria questão levantada por Raquel Mello, coordenadora da AABB comunidade,  sobre colocar alguém em crise epilética, dor no peito ou acometido de alguma gravidade em carros particulares até chegar ao hospital de atendimento, o Sargento dissertou sobre a legitimidade e a legalidade desta ação. Segundo o conceito de legitimidade, o professor alega que levar alguém que necessita de auxílio em um carro particular, táxi e afins é uma questão de humanidade, amor ao próximo e solidariedade. Sob o âmbito da legalidade, a situação se encaminha para a seriedade que é a omissão de socorro, ou seja, se não auxiliamos uma pessoa em situação de periculosidade estaremos "cometendo um crime", ressalta.

Infelizmente não houve tempo hábil para o treinamento de prevenção de incêndios. Que pena! Mas o Sargento Reis já se prontificou para agendar uma nova data dar continuidade ao conteúdo.


Para quem se interessou em saber mais, inclusive sobre o projeto de teinamento para crianças ( Projeto Bombeirinho) no Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora basta entrar em contato com  a corporação.

Endereço: Av. Brasil, 3.405 – Centro
Juiz de Fora – Minas Gerais - Cep: 36.060-010
Telefone: (32) 3228-9600/3228-9637.


"As portas estão sempre abertas porque o Corpo de Bombeiros pertence à população e manter uma pessoa consciente do que fazer é a melhor forma de auxiliar e salvar vidas!"


Palavras condizentes com as ações, renovando a esperança por um mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário